CESP reúne com Auchan sobre as exigências dos trabalhadores para 2025

O CESP reuniu com a Auchan a 20 de Janeiro para discutir o Caderno Reivindicativo dos trabalhadores para 2025 pela primeira vez — apesar de já o termos enviado em Novembro! Conhece as posições da empresa sobre os temas que discutimos.

 

SALÁRIOS

O CESP apresentou a proposta de 150 euros de aumento para todos os trabalhadores, sem discriminação e com a valorização das carreiras segundo a antiguidade. A Auchan tentou contornar esta questão central para os trabalhadores, respondendo que decidiram a política salarial em Setembro, sem negociar com o Sindicato representante dos seus trabalhadores!

 

Não aceitamos o modelo de aumentos da Auchan, com base em avaliações discriminatórias, que ataca a direitos fundamentais como a protecção na doença, a família, e a liberdade sindical — nem aceitamos a desvalorização das carreiras dos trabalhadores!

 

Os aumentos anunciados, inferiores ao aumento do Salário Mínimo Nacional, estão muito longe de responder às necessidades dos trabalhadores — e muito abaixo das capacidades da empresa!

 

CARTÃO E SUBSÍDIO DE REFEIÇÃO

Quanto ao subsídio de refeição, a Auchan optou por manter o subsídio de alimentação da Dia/Minipreço (6,25€/dia) — que já no ano passado era insuficiente. Este valor fica longe das exigências dos trabalhadores (10€ por dia) — e muito aquém das possibilidades da Auchan.

 

Além disto, a Auchan emitiu um novo cartão de refeição para todos os trabalhadores, não aceitando pagar o subsídio de refeição em dinheiro. O CESP insiste que os trabalhadores têm de poder fazer o que quiserem com o é seu, sem as limitações que estes cartões impõem!

 

GESTÃO DE ASSIDUIDADE

A empresa impõe um modelo de gestão de assiduidade que responsabiliza o trabalhador pelo registo, controlo e processamento dos seus dados de assiduidade.

 

O CESP informa que, quando falta ao trabalho, o trabalhador só tem a responsabilidade de informar a empresa e comprovar a razão da sua ausência — tudo o resto é da responsabilidade da empresa!

 

Não podemos aceitar penalizações por erros nesta tarefa administrativa que não nos pertence — não faz parte das funções dos operadores de loja/armazém!

 

 

Perante todas estas imposições e decisões tomadas sem negociação com o Sindicato representativo dos trabalhadores, perante salários de miséria e avaliações discriminatórias, o CESP apela a todos os trabalhadores que se juntem a nós!

 

A Auchan tem todas as condições para melhorar as nossas condições de vida — temos de as exigir, juntos! 

Partilha 

SEGUE O CESP AQUI ⬇️


CGTP-IN
Garante os teus direitos. Sindicaliza-te
Contactos CESP