Editorial | Ano Novo, mas os problemas mantêm-se!

Entramos em 2025, vindos de um ano de grandes dificuldades para quem trabalha e para as suas famílias: o aumento brutal dos custos com a habitação e de bens essenciais como alimentação esmagaram a vida dos trabalhadores.

 

Os aumentos salariais não acompanharam o aumento do custo de vida e, ao entrar no novo ano, os aumentos salariais anunciados — seja do salário mínimo nacional, sejam os anúncios das empresas — continuam a condenar os trabalhadores à pobreza. Enquanto isso, as contas do grande patronato continuarão recheadas de milhões, contando com o apoio do seu comparsa, o governo PSD/CDS.

 

Este governo já anunciou benefícios fiscais para o patronato, a manutenção dos bloqueios à contratação colectiva, pretensões de mexer no Código do Trabalho (e, sem dúvidas, para o piorar), a continuação da degradação de serviços essenciais como o serviço nacional de saúde, a escola pública ou segurança social — todas estas medidas mantém o poder político refém do poder económico.

 

A unidade e a luta dos trabalhadores foram e continuam a ser fundamentais para travar todos estes retrocessos anunciados.

 

A nossa reivindicação do aumento dos salários para todos em, pelo menos, 15% (não inferior a 150€) é essencial para romper a linha dos baixos salários e repor algum do poder de compra perdido nos últimos anos, melhorando as condições de vida de quem trabalha — e estes aumentos terão de estar associados à valorização das carreiras e profissões!

 

Neste contexto de necessária resistência e determinação dos trabalhadores na defesa dos seus direitos — particularmente do direito fundamental de viver com dignidade —, realizamos as nossas eleições para os órgãos de Direcção do CESP a 19, 20 e 21 de Março de 2025.

 

O Sindicato não pára por causa das eleições, assim como os trabalhadores em luta não baixam os braços!

Já temos muitas lutas agendadas a partir de Março, começando pela Semana da Igualdade (de 5 a 12 de Março) e pela Manifestação Nacional de Jovens Trabalhadores (a 28 de Março, em Lisboa). A 5 de Abril, o CESP também participará na Jornada Nacional de Luta da CGTP-IN, com manifestações em Lisboa, Coimbra e Portopelos salários e os direitos, por melhores pensões, contra o aumento do custo de vida, pela defesa dos serviços públicos e das funções sociais do Estado, da segurança social, da saúde, da educação e da habitação.

 

Também estaremos nas comemorações populares do 25 de Abril por todo o país, e a fazer do 1º de Maio mais uma grandiosa jornada de luta dos trabalhadores!

 

Junta-te ao teu Sindicato, o CESP, na luta por uma vida digna. Juntos somos mais fortes!

Partilha 

SEGUE O CESP AQUI ⬇️


CGTP-IN
Garante os teus direitos. Sindicaliza-te
Contactos CESP