Entre Dezembro e Janeiro, o Grupo Inditex / ITX fechou mais 14 lojas em Portugal. Esta empresa multimilionária teria a obrigação de colocar os trabalhadores das lojas encerradas noutras do grupo, mas isso não está a acontecer — os trabalhadores mais antigos, com salários mais altos, estão a ser “despachados”!
O Grupo ITX está a propor aos trabalhadores das lojas encerradas, em particular aos mais antigos, a ida para lojas noutros distritos, com redução da carga horária (e de salário). Sabemos de casos onde, num mesmo centro comercial, este grupo fecha lojas sem dar alternativas dignas aos seus trabalhadores enquanto contrata para outras insígnias!
O CESP sabe que faltam trabalhadores na grande maioria das lojas do grupo — estamos sobrecarregados! Assim, esta empresa está a “despachar” os trabalhadores mais antigos sem os colocar nas lojas mais próximas por opção!
O Grupo Inditex / ITX opta pela manutenção da precariedade e do trabalho barato, tentando afastar os trabalhadores a tempo inteiro e com salários mais altos!
Alerta!
Não és obrigado/a a aceitar qualquer acordo!
Exige a manutenção do teu posto de trabalho, com a carga horária que já tens, ao lado do teu Sindicato, o CESP!
Partilha ⬇