Ministério do Trabalho impede aumentos salariais
O CESP – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal negociou, quer no ano de 2020, quer no ano de 2022, aumento de salários para os Trabalhadores dos Postos de Combustível e Parques de Estacionamento.
Ainda que aquém do que os trabalhadores precisam e muito menos do que as empresas podem pagar, o CESP tem vindo a negociar este Contrato Colectivo de Trabalho (CCT).
O Ministério de Trabalho decidiu boicotar esta publicação, com o argumento de que a ANAREC (Associação Nacional de Revendedores de Combustível) não tem no seu âmbito as empresas de parques de estacionamento.
Após longo processo negocial, foi possível chegar a acordo com associação patronal para revisão da tabela salarial e subsídios a partir de 1 de Janeiro de 2015.
Foi ainda revisto o clausulado geral do CCT, definindo regras mais concretas para a organização do tempo de trabalho e dias de descanso semanal, factor fundamental
para o dia a dia dos trabalhadores do sector
e incluídas as categorias profissionais e descritivos funcionais dos trabalhadores das empresas instaladoras de gás, que até ao momento não tinham enquadramento em nenhuma convenção colectiva de
trabalho.+ informação